top of page
Search
  • marketing26368

COMUNICADO DAS INSTITUIÇÕES DA COLETIVIDADE ARMÊNIA DO BRASIL

COMUNICADO DAS INSTITUIÇÕES DA COLETIVIDADE ARMÊNIA DO BRASIL

ANTE O BLOQUEIO POR PARTE DO AZERBAIJÃO SOBRE O CORREDOR QUE UNE AS REPÚBLICAS DA ARMÊNIA E ARTSAKH


O presente documento resume uma série de fatos gravíssimos provocados pelo Azerbaijão e violações do acordo tripartite firmado em 09/11/2020, entre ARMÊNIA, AZERBAIJÃO E RÚSSIA.


Desde 12 de dezembro, sob o pretexto de um protesto ambientalista, integrantes das forças de segurança do Azerbaijão, passando-se por civis, bloquearam o corredor de Berdzor (Lachin), única rota que une a República de Artsakh (Nagorno Karabagh) com a Armênia.


Este corredor foi colocado sobre a supervisão das Forças de Paz da Rússia de acordo com o estabelecido na Declaração Trilateral firmada por Armênia e Azerbaijão tendo a Rússia como mediadora, em 09 de novembro de 2020. Neste ato, estabeleceu-se que o `Corredor` deve operar sob o controle das Forças de Paz russas e que o Azerbaijão deve garantir a segurança das pessoas, veículos e cargas em ambas as direções, sem causar-lhes dificuldade.


O bloqueio terrestre realizado por agentes infiltrados do Governo do Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, foi executado em pleno inverno e foi acompanhado de um bloqueio de suprimento de gás à República de Artsakh vindo da Armênia e que atravessa o território que está sob o controle azerbaijano.


Este ato representa um crime do Azerbaijão, viola os compromissos internacionais assumidos e os princípios e normas do Direito Internacional, que toma de reféns mais de 120.000 habitantes de Artsakh. Não apenas estão violando o direito de livre circulação, como também está se eliminando a principal fonte de energia para o sistema de aquecimento das pessoas em pleno inverno e assim, colocando em risco a vida de dezenas de enfermos que necessitam de traslado imediato à Armênia. Estas ações hostis à população civil de Artsakh remetem diretamente ao objetivo de continuar a limpeza étnica iniciada pelo Azerbaijão durante a agressão militar de setembro-novembro de 2020 e incrementam a ameaça de um novo genocídio contra os armênios locais.


A Rússia, através do serviço de imprensa do Kremlin, declarou o bloqueio como sendo inadmissível, assim como a União Europeia, Estados Unidos, Chipre, Holanda, Canadá, o Grupo de amizade com Artsakh/Nagorno Karabagh do Parlamento Europeu, Grécia, o Secretário Geral da Onu, A. Guterres, Polônia, e, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, entre outros, que também vem se pronunciando pedindo o fim deste bloqueio.


Em atenção a esta grave situação gerada pelo Azerbaijão que é um novo sinal da política xenófoba antiarmênia promovida insistentemente por seu governo, que torna de refém a população armênia, a Coletividade Armênia do Brasil clama urgentemente a atenção de nossas autoridades brasileiras, dos partidos políticos e das organizações sociais, historicamente solidárias com nossa causa e às do Direito Internacional e a imprensa para que ergam sua voz para condenar de forma clara e firme estes atos inadmissíveis de agressão injustificada, visando evitar uma catástrofe humanitária contra a população armênia de Artsakh.


São Paulo, 21 de dezembro de 2022



Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil

Paróquia Armênia Católica Catedral São Gregório Iluminador

Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo

Igreja Evangélica Irmãos Armênios

Comunidade da Igreja Apostólica Armênia de Osasco

SAMA - Sociedade Artística Melodias Armênias

União Geral Armênia de Beneficência – UGAB

Fundo Nacional Armênia

Sociedade Beneficente e Cultural Marachá

Amigos da Cultura Armênia de São Paulo – ACASP

Conselho Nacional Armênia

Diretoria Central Associação Cultural Armênia para a América do Sul

Associação Educacional e Cultural Hamazkayin

Sociedade Beneficente de Damas Brasil-Armênia – HOM – filial Arpi São Paulo

Sociedade Beneficente de Damas Brasil-Armênia – HOM filial Massis de Osasco

Associação Cultural Tekeyan

AAMA – Associação Armênia Monte Ararat

Grupo de Escoteiros Sardarabad

Loja Maçônica Ararat

Programa Conexão Armênia

60 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page